Do Borgen para S. Bento

Ontem assisti ao último episódio do Borgen. Para quem não conhece, Borgen é uma série dinamarquesa transmitida pela RTP2 ao domingo à noite e que eu acompanhei regular e religiosamente ao longo das últimas 30 semanas (sim, sim, aguardei uma semana por cada novo episódio…. Old School!!).

Long story short, Borgen acompanha a vida de Birgitte Nyborg, uma mulher na casa dos 40, com fortes convicções políticas, morais e éticas que, contra todas as probabilidades, chega a primeira ministra dinamarquesa com um partido sem maioria absoluta (relaxem, isto passa-se no primeiro episódio), vendo-se obrigada a constantemente ponderar e negociar as suas convicções políticas e os seus valores (morais e éticos) com os demais partidos, por forma a poder governar.

É impossível – por muito diferente que a política (ou os políticos) dinamarquesa possa ser da portuguesa – não fazer comparações com a nossa atualidade política. Temos um partido eleito há 3 dias que, por não ter maioria absoluta (ou “clara”, “boa”, “ampla”, como preferem chamar-lhe; isto da retórica é fantástico!) está obrigado a sentar-se à mesa com os outros partidos, a auscultá-los e a negociar, para que possa formar governo e ter condições para, efetivamente, governar (nem que seja por dois anos, já que é altamente provável que a plataforma de entendimento que venha a ser encontrada – se o for, de facto – acabe por abrir fissuras que minem a sua estrutura e estabilidade, conduzindo à realização de eleições antecipadas).

Nearly all men can stand adversity, but if you want to test a man’s character, give him power

A frase de Abraham Lincoln serviu de mote para ó último episódio do Borgen, mas poderia perfeitamente dar o enquadramento para o primeiro episódio da nossa novela partidária. Aguardemos pelas cenas dos próximos capítulos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s